fbpx

Brasil está entre os dez países que mais investem em inovação

Dados do Instituto de Estatísticas da Unesco, analisados pelo Fórum Econômico Mundial, colocam o Brasil na lista dos dez países que mais investem em inovação. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) mostra que, em uma década, a indústria 4.0 deve atingir 21,8% das empresas brasileiras. Os dois estudos, somados, trazem informações relevantes para o futuro da competitividade: as indústrias devem estar atentas e atualizadas sobre o que diz respeito à tecnologia e inovação. “Para garantir a sobrevivência frente à concorrência com competitividade, é fundamental traçar planos e objetivos a curto, médio e longo prazo. A transformação digital é uma realidade em todos os setores: as fábricas estão mais inteligentes, os sistemas trocam dados em tempo real e as decisões se tornam mais rápidas”, explica o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.

De acordo com o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), indústrias que necessitam de alta tecnologia tiveram crescimento mais forte em 2017 que indústrias que necessitam de média ou baixa tecnologia, o que comprova que a tecnologia e a inovação estão ligadas à produtividade. E ela pode estar presente em várias etapas do processo produtivo, convertendo ideias e conhecimento em novos negócios, produtos e serviços que gerem valor econômico, social e ambiental concreto nas empresas.

A educação também é muito importante neste cenário, na formação de um colaborador capacitado e proativo. “Além das empresas se adaptarem ao modelo, é preciso formar um novo profissional, por isso que é urgente que a educação esteja atrelada à revolução digital”, analisa Campagnolo.

Jornada Digital

Nos dias 16 e 17 de julho, no Campus da Indústria, acontece a Jornada Digital, com o tema “Experiências transformadoras para a indústria”, que apresentará soluções inovadoras, com alta concentração de tecnologia, aplicáveis às áreas de saúde, educação e produtividade. Isso, por meio de exposições, rodadas de negócios e workshops.  O evento tem como público-alvo empresários, gestores, profissionais e interessados nos recentes avanços da economia digital.

Entre as empresas participantes que irão apresentar e discutir o que as novas tecnologias proporcionam, estão Adobe, IBM, Festo, Huawei, Festo, SKA, Gartner, Bee Tools e Cisco. O evento é aberto ao público e gratuito, com inscrições limitadas que podem ser feitas pelo link sistemafiep.com.br/jornadadigital

Fonte: Agência FIEP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LOGIN
L