fbpx

Com alta tecnologia, Tecpar produzirá 19 milhões de vacinas antirrábicas veterinárias em 2021

Único laboratório público brasileiro a produzir antirrábica, Instituto fornecerá, só neste ano, 19 milhões de doses ao Ministério da Saúde. Neste ano foi credenciado pelos EUA e União Europeia para realização de ensaios sorológicos para raiva.

O Tecpar é o único laboratório público brasileiro a produzir a vacina antirrábica veterinária e até o final do ano irá fornecer 19 milhões de doses ao Ministério da Saúde, com o propósito de realizar campanhas de vacinação de cães e gatos em todo o país.
Foto: Arnaldo Alves / Arquivo/AEN

© Arnaldo Alves / Arquivo AEN
Em 28 de setembro é celebrado o Dia Mundial Contra a Raiva, utilizado para promover a conscientização sobre a prevenção da doença. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é referência no combate à doença com sua produção de vacina antirrábica patenteada. Neste ano, o instituto ampliou seu portfólio de serviços, com o credenciamento nos EUA e na União Europeia para realização de ensaios sorológicos para raiva.

O Tecpar é o único laboratório público brasileiro a produzir a vacina antirrábica veterinária e até o final do ano fornecerá 19 milhões de doses ao Ministério da Saúde, com o propósito de realizar campanhas de vacinação de cães e gatos em todo o País. O processo produtivo da vacina do Tecpar, em cultivo celular, tem patente concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Em outra frente, o Tecpar modernizou laboratórios para realizar exames sorológicos antirrábicos em animais. Com a nova estrutura, o Tecpar se tornou o único do Sul do Brasil a ser credenciado pelos Estados Unidos e pela União Europeia para realizar o exame que comprova que a vacina antirrábica veterinária aplicada no animal gerou resposta imunológica. O credenciamento, obtido em 2021, é registrado no Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, e na agência francesa Anses-Nancy (laboratório de referência da UE).

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que no Dia Mundial Contra a Raiva o instituto apresenta avanços promovidos para conter a doença no Brasil. “O Tecpar é o único laboratório público fornecedor de vacina antirrábica ao Ministério da Saúde e se encontra na mesma geração dos principais fabricantes do mercado global. Como é referência na área, o instituto atualiza constantemente seu portfólio e, neste ano, foi credenciado em importantes agências internacionais, como o CDC, dos Estados Unidos, e pela União Europeia”, salienta.

SOROLOGIA – Viajantes que têm como destino países da União Europeia, Reino Unido ou Estados Unidos e que pretendem levar seus animais de companhia (como cães e gatos, por exemplo) precisam comprovar que a vacina antirrábica veterinária aplicada no animal já surtiu efeito e gerou resposta imunológica. O teste é uma exigência legal para que os animais possam embarcar para estes países.

VACINA INOVADORA – A metodologia de produção da vacina antirrábica veterinária do Tecpar utiliza células BHK-21 (Baby Hamster Kidney) e vírus PV (Pasteur Virus) em método de perfusão.

O Tecpar desenvolveu o processo produtivo de vacina antirrábica que utiliza o método de perfusão para a cultura de células e produção de vírus rábico. A forma atende as exigências regulatórias e de mercado e tem como diferencial competitivo a possibilidade produzir com alta densidade celular e com alto rendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LOGIN
L