Com incubadora, UEM fomenta empreendedorismo e inovação na região de Maringá

UEM fomenta empreendedorismo e inovação na região de Maringá. Foto: UEM

Publicação, 27/09/2021 14:40, Editoria

Incubadora Tecnológica auxilia e oferece estrutura às empresas. Há apoio, desenvolvimento e estruturação de empreendimentos de base tecnológica, em que as empresas têm a oportunidade de passar pelo processo de aceleração, crescimento e exposição a investidores.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) estimula o empreendedorismo, inovação e desenvolvimento na região Noroeste desde 2000. As ações ocorrem por meio da Incubadora Tecnológica, que coordena o Parque Tecnológico de Maringá (Maringatech), com sede na universidade. Em 21 anos, mais de 120 empresas já passaram pelo programa de incubação.Atualmente 14 residentes ocupam um espaço dentro do prédio e já passaram pelo processo de incubação, 19 estão passando pelo processo, 2 são incubadas externamente e 2 são graduadas associadas (já passaram pelo processo de incubação e agora têm autonomia para caminharem como empresa).

Nos últimos 3 anos, 21 empresas foram aprovadas no processo de seleção, sendo sete desde o início da pandemia.Por meio da incubadora e de seus vários parceiros são ofertados todo o suporte necessário para o desenvolvimento das empresas abrigadas no local. Há apoio e estruturação de empreendimentos de base tecnológica, em que as elas têm a oportunidade de passar pelo processo de aceleração, crescimento e exposição a investidores.Às empresas incubadas são ofertadas oficinas profissionais pelo Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit). O programa dispõe de suporte na estruturação de ideias, contratos, gestão, além do acompanhamento contínuo, semestralmente, das empresas, abordando vários eixos como inovação, mercado, tecnologia, gestão e pessoas.

“Além dessas oficinas, contamos com os programas Powered by InovAtiva, criado para apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores voltados para pequenos negócios de notória relevância tecnológica ou socioambiental; e o Garage Advance, que tem parceria com o Sebrae e aborda a estruturação de uma startup, validação de mercado, canais de venda até banca de investidores”, explica o assessor de Inovação Tecnológica da UEM, Marcelo Farid Pereira.

Leonardo Aurelio Varizi é engenheiro civil e participa da 1ª edição do Garage Advance com a empresa Helius Engenharia, voltada para soluções sustentáveis com atuação em geração de energia limpa. Varizi conta que o Garage Advance está auxiliando ele e os sócios, Paulo Lácono Vicentin e Bruno Barreto Murad Junior, a desenvolverem um software para gerenciamento de créditos de energia para geração compartilhada nos modelos de consórcios e cooperativas de energias renováveis.

A solução oferece para o cliente final a opção de consumir uma energia limpa e com até 20% de desconto com relação ao faturado pelas distribuidoras convencionais, com adesão 100% gratuita, ou seja, sem nenhum investimento inicial ou modificação no local.

“O curso está nos ajudando a estruturar um contrato de convivência da equipe, identificação de problema e solução, identificação de um público-alvo para o nosso serviço e produto, tamanho de mercado, dinâmica de atuação no mercado”, explica Varizi.

FOMENTO – O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Maringá (NIT-UEM), criado em 2008, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), também é parceiro da incubadora na implementação dessas ações.

Com a finalidade de gerir a política institucional de inovação e propriedade intelectual, ele fomenta a inserção da UEM no processo de inovação nacional, colaborando para o desenvolvimento sustentável, a geração de riqueza e a melhoria da qualidade de vida da população. Promove, ainda, a proteção do conhecimento gerado na UEM e viabiliza a interação dela com o setor produtivo com vistas a propiciar a transferência de tecnologias, contribuindo com o desenvolvimento tecnológico e social do País.

Por meio do Programa de Iniciação ao Empreendedorismo da UEM, em parceria com a PPG, NIT, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e incubadora, a universidade oferta 20 bolsas de iniciação ao empreendedorismo dentro do Garage Advance, por exemplo.

Essa ação é voltada à educação empreendedora e à elaboração de projetos de empreendimentos de alunos de graduação e pós-graduação, que tenham ênfase no desenvolvimento de negócios oriundos de trabalhos acadêmicos.

Outro programa ofertado pela UEM desde 2018, e que tem os mesmos parceiros, é o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI). Ele busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs) por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial.

“Esses projetos são importantes porqie transcendem os muros da UEM e ajudam a consolidar uma cultura de inovação e empreendedorismo na nossa universidade”, afirma o diretor de pesquisa da UEM, Ivair Aparecido dos Santos.

De acordo com ele, até o momento foram contabilizadas a participação de 13 empresas e a concessão de 15 bolsas de doutorado, 11 de mestrado e 56 de iniciação tecnológica industrial. Desde então, os estudantes têm desenvolvido seus trabalhos em pareceria com essas empresas.