Curitiba continuará cada vez mais aberta ao empreendedorismo

Prefeito Rafael Greca na abertura do MasterClass Governança & Nova Economia. Curitiba, 04/10/2019. Foto: Valdlecir Galor/SMCS

Grandes empresários, executivos, conselheiros e empreendedores preocupados em criar mecanismos que incentivem inovações e negócios mais velozes participaram, nesta sexta-feira (4/10), do MasterClass Governança & Nova Economia, no Campus Rebouças de Inovação e Aceleração (Cria). O workshop vai até sábado (5/10) e também reúne representantes do poder público.

Na abertura do evento, o prefeito Rafael Greca convidou os empreendedores a investirem ainda mais em Curitiba e garantiu que o município continuará dando total apoio às empresas que apostam em inovação e geram emprego e renda.

“Nos últimos dois anos e meio, a Prefeitura fez um grande esforço para desenvolver iniciativas que contribuíram para a cidade voltar a ter um ambiente mais favorável a investimentos dos empresários, ajudando a manter a trajetória de recuperação no mercado de trabalho”, lembrou ele.

Cidade das ideias

Greca ressaltou que a capital paranaense adotou um novo modelo de gestão, o da cidade inteligente, capaz de responder às necessidades dos habitantes nos âmbitos de atração de empresas, mobilidade, planejamento urbano, governança, meio ambiente, segurança, educação e saúde.

Além disso, a Prefeitura e o ecossistema se uniram para criar o Vale do Pinhão, o movimento que busca levar a inovação e o crescimento sustentável para toda a cidade.

“Curitiba é a cidade das ideias e com o Vale do Pinhão criamos um ambiente colaborativo entre poder público, startups, universidades, entidades de fomento à inovação. Porque acredito que o que não se compartilha, se perde”, reiterou Greca.

Curitiba nunca dorme

O prefeito destacou também algumas iniciativas já implantadas pelo município, como uma programação intensa da Agência Curitiba de Desenvolvimento para capacitar e promover conexões entre empreendedores e a rede de inovação; a abertura dos Faróis do Saber e Inovação, espaços “makers”, em que alunos de rede municipal de ensino podem construir protótipos com impressora 3D; a criação dos Worktibas Barigui e Cine Passeio, os primeiros coworkings públicos do país; e a educação empreendedora ministrada na rede pública municipal.

“Nossa Prefeitura é como um comandante de um transatlântico que nunca dorme”, comparou Greca.

O prefeito ainda citou outros programas criados ou reativados pela cidade, como primeiro Fab Lab do município, espaço de capacitação industrial digital na Rua da Cidadania do Cajuru; o aplicativo Curitiba APP, que oferece os serviços da cidade na palma da mão; e o apoio às empresas que investem em tecnologia através da redução do ISS.

Greca observou ainda que o Cria, sede do workshop, é um exemplo do esforço conjunto da Prefeitura e do ecossistema de inovação para criar um ambiente mais favorável a investimentos.

Presenças

A abertura do MasterClass Governança & Nova Economia também teve a participação do curitibano Anderson Godz, investidor, conselheiro e líder da comunidade Governança & Nova Economia, que surgiu a partir do livro de mesmo nome escrito por ele em 2018; da presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi; e do empresário Marcos Poli, um dos maiores investidores-anjo do Brasil.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba