fbpx

Ativos Intangíveis depositados/registrados pelas Instituições Científicas e Tecnológicas do Paraná (ICTs-PR) no INPI

 A Agência Tecpar de Inovação (ATI) fez um levantamento dos Ativos Intangíveis depositados/registrados pelas Instituições Científicas e Tecnológicas do Paraná (ICTs-PR), dentre elas citamos:

  • Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) – Londrina,
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Curitiba,
  • Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) – Curitiba, 
  • Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), 
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá, 
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Ponta Grossa,
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) – Guarapuava e Irati,
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – Toledo e Cascavel,
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba, 
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Curitiba, 
    Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC)  – Curitiba, e a 
  • Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) – Curitiba.

         No levantamento foram identificadas 1297 patentes depositadas, destas somente 70 foram concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e 42 patentes foram licenciadas, 153 registros de marcas, 33 registros de desenhos industriais, 313 registros de software, 41 direitos autorais e 571 cultivares, na média são praticados royalties de 3 a 5 %. 

Estas informações estão disponíveis no Catálogo de Patentes das Instituições de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Paraná, este Catálogo reúne a descrição das patentes, solicitadas e concedidas, de dezoito instituições do nosso estado. Esta é mais uma iniciativa do Nitpar –Núcleo de Inovação Tecnológica do Paraná da SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Tecpar – Instituto de Tecnologia do Paraná, através de sua Agência Tecpar de Inovação, no âmbito de sua atuação, que visa basicamente encorajar a invenção, a criatividade e a inovação no Paraná.

Esperamos que o Catálogo seja uma contribuição à consecução dos objetivos da Lei da Inovação do Paraná – Lei 17.314, porque se constitui em um inventário das principais linhas de pesquisa de nossas instituições que chegaram a resultados promissores. Sua divulgação permitirá que sejam identificadas Instituições de P&D&I e linhas de pesquisa que se destacam por resultados concretos, facilitando a formação de parcerias para novos desenvolvimentos e acelerando o ciclo de inovação pela assimilação de conhecimentos e resultados já disponíveis. Da mesma forma, o Catálogo será útil a empresas em busca de parcerias, de tecnologia, de conhecimentos e mesmo de inspiração para seu desenvolvimento tecnológico.

         Agradecemos às instituições que colaboraram na atualização desta terceira edição e nos comprometemos a revisar periodicamente o Catálogo, atualizando as informações, agregando mais instituições, aperfeiçoando a descrição das patentes, e ampliando sua divulgação. O Catálogo de Patentes pode ser visualizado e atualizado pelas Instituições cadastradas no Portal do NITPAR (www.nitpar.pr.gov.br) ou pelo email (agti@tecpar.br). Gostaríamos para isso receber dos usuários comentários e sugestões sobre o conteúdo, a forma de apresentação e a divulgação

          Recentemente houve uma assinatura de um protocolo de intenções que formaliza a criação de uma pioneira rede integrada de universidades públicas e privadas e institutos de ensino e de pesquisa destinada ao desenvolvimento da ciência, da inovação, da tecnologia e da cultura: a Redin. A rede foi lançada na data em que se comemora o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, comprovando o compromisso das instituições com a produção do conhecimento e o desenvolvimento socioeconômico do País.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LOGIN
L