Empresas incubadas e graduadas expõem seus produtos na posse da Diretoria Executiva do Tecpar

Empresas que participam ou já se graduaram no processo de incubação da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) expuseram seus produtos na posse da Diretoria Executiva do Tecpar, realizada pelo governador, Carlos Massa Ratinho Junior, nesta quarta-feira (13), no campus CIC.  Ao todo, sete empresas participaram da exposição, quatro graduadas e três incubadas, que são aquelas que ainda estão sendo apoiadas pela Intec.

Participaram da exposição as empresas incubadas RR Import, que inova com um aparelho que monitora o bloqueio neuromuscular do paciente durante a cirurgia; a Forrest Brasil Tecnologia, que atua com um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de controle natural do mosquito Aedes aegypti; e a Toys for Boys – Chemistry Automotive, que cria produtos químicos automotivos baseados na química sustentável.

Quatro empresas que já foram graduadas pela incubadora participaram da exposição: a Pumatronix, que desenvolve softwares visando a análise de imagens e o reconhecimento de caracteres (OCR); a Pase, especializada em soluções inovadoras para gestão de recursos hídricos; a Hi Technologies, que tem como objetivo transformar e humanizar a tecnologia médica; e a Smartmatrix, que oferece soluções integradas através de uma Plataforma de Software, Hardwares e de serviços técnicos especializados de captação de imagens.

Segundo o diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues, o objetivo é apresentar como a incubadora atua no apoio tecnológico às empresas, apoiando e orientando pessoas físicas e jurídicas no desenvolvimento de produtos.

“A incubadora atrai para o Tecpar empresas com investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e estimula a transferência de tecnologia para o Paraná, já que uma das exigências para uma empresa se instalar é desenvolver pesquisas e novos produtos em parceria com o instituto”, explicou Rodrigues.

Segundo o gerente do setor de Parques e Incubadoras Tecnológicas do Tecpar, Gilberto Lima, a Intec serve como porta de entrada do instituto para empresas tecnológicas inovadoras que querem ingressar no parque tecnológico.

“Para ter o auxílio da Intec, o empreendedor deve apresentar um projeto inovador de base tecnológica, mostrando a viabilidade de elaboração do produto, que será analisado pela equipe técnica. Com esses itens em mãos a incubadora pode oferecer assistência estrutural juntamente com apoio em serviços e network”, disse Lima.