Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira estimula conhecimento e criatividade

Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira estimula conhecimento e criatividade. Curitiba, 02/09/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Tecnologia, aprendizado e cultura andam lado a lado no Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira, no Pilarzinho. Localizado junto à Escola Municipal Herlei Mehl, o espaço promove oficinas de aprendizagem criativa para os estudantes e para a comunidade, colocando à disposição computadores com acesso à internet, empréstimo de livros, espaço maker e uma impressora 3D.

Desde cedo, as crianças que frequentam o espaço desenvolvem noções de computação, robótica, literatura, biologia e outras áreas do conhecimento, graças aos projetos práticos que são realizados no Farol, integrados à proposta pedagógica da escola.

Professora da escola há anos, Jislaine Antunes dos Santos, que agora atua como professora de prática de inovação no Farol,  revela que esse contato com a ciência desperta o interesse dos alunos no conhecimento.

“Aqui eles colocam em prática o que eles aprendem na sala de aula, assim eles conseguem ver o resultado da teoria. Isso aumenta o interesse na ciência”, comenta a professora Jislaine.

A prática leva à perfeição

Um dos projetos desenvolvidos pelas crianças foi a criação de uma “barreira física” entre as plantas do jardim da escola e formigas cortadeiras que estavam atrapalhando o desenvolvimento das plantas. A engenheira agrônoma Sheila Leão, de 33 anos, participou do projeto e ressalta o papel das crianças.

“Eles pensaram em tudo, nós apenas ajudamos com algumas dicas. No final, encontraram a solução no sal de cozinha. Colocamos ele ao redor das plantas e descobrimos que as formigas não conseguiam ultrapassar essa barreira”, explica.

A engenheira conta que seus dois filhos frequentam o Farol, e releva a importância do espaço na educação prática.

“Eles são estimulados a botar a mão na massa, como um meio de atingir seus objetivos. É um estímulo à criatividade”, conclui a engenheira Sheila.

Educação prática e moderna

A diretora da Escola Municipal Herlei Mehl, Karine Lara Braun explica que a escola já incorporou o espaço no seu programa de ensino. “Alguns professores já dão as aulas com os equipamentos do Farol em mente. O aprendizado em programação e em robótica, por exemplo, é discutido em algumas aulas de matemática”, comenta.

Nas quintas-feiras, o espaço maker é aberto à comunidade, que têm acesso a todas as ferramentas, mediante cadastro. Para usar os computadores ou a impressora 3D, é necessário agendar um horário através do telefone (41) 3336-6864, do e-mail fsmbandeira@sme.curitiba.gov.br ou pessoalmente na rua Saturnino Arruda dos Santos, número 80.

Fonte: Prefeitura de Curitiba