FGV visita Tecpar para conhecer potencial de parceria em projeto de inovação para cidades

Colaboradores do Tecpar apresentaram as atividades realizadas na área de inovação no instituto para a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que buscou uma aproximação com o Tecpar para mapear possíveis parcerias ao projeto HUB Cidades. A plataforma de inovação para cidades será criada junto com o Ministério do Desenvolvimento Regional para identificar, articular e fomentar iniciativas de aperfeiçoamento de serviços públicos para as cidades brasileiras.

Felipe Kamia, pesquisador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV, participou da reunião, nesta quinta-feira (24), para conhecer o incentivo do Tecpar e da Incubadora Tecnológica na promoção de iniciativas voltadas a soluções para cidades.

Marcus Zanon, gerente da Agência de Inovação, e o colaborador do Setor de Informação e Vigilância Tecnológica Bill Costa apresentaram a Kamia o Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná), plataforma criada para integrar Parques e Incubadoras Tecnológicas do Estado do Paraná com a catalogação de organizações e de iniciativas inovadoras.

Na ocasião, Gilberto Lima, gerente do Setor de Parques e Incubadoras Tecnológicas, explicou para o pesquisador da FGV como ocorre o processo de incubação de empresas, desde a escolha de projetos até a graduação dos empresários. Lima ressaltou ainda que a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) recebeu a certificação do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), no nível Cerne 1, no ano passado.

Já Debora Colla, colaboradora do Setor de Informação e Vigilância Tecnológica, falou sobre os projetos de energias renováveis do Tecpar, em especial sobre as placas fotovoltaicas instaladas no instituto. Além disso, Debora apresentou o conceito da Casa Sustentável, projeto do Tecpar em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que testa tecnologias sustentáveis que podem ser implementadas em habitações do Minha Casa Minha Vida.

O encontro também teve a presença de Diego Pessoa, colaborador do Setor de Informação e Vigilância Tecnológica, e de empresários incubados pela Intec que apresentaram seus projetos para Felipe Kamia.

Projeto HUB Cidades

O HUB Cidades é um projeto da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV DAPP) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional que tem como objetivo incentivar soluções nas áreas de Planejamento e Gestão Territorial, Mobilidade Urbana e Trânsito, Saneamento e Habitação. O foco deste projeto é incentivar soluções inovadoras principalmente para cidades pequenas e médias, a partir da articulação de projetos e tecnologias entre regiões geograficamente distantes.

O projeto está em fase de analisar instituições de fomento e financiamento de tecnologia, startups, universidades, organizações sociais e ONGs identificando quais são as dificuldades de implantação e disseminação de projetos deste modelo para futuramente desenvolver um piloto do HUB Cidades.

Fonte:TECPAR