fbpx

INPI concede quinta patente para a UEL

O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) concedeu no mês de agosto a quinta patente da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Essa patente é referente a um Analisador de parboilização de arroz com imageamento digital.

Essa é a primeira patente concedida para a UEL designada “Modelo de Utilidade”, o que significa que trata-se do melhoramento de um produto. Nesse caso, os pesquisadores Jair Scarminio, Alexandre Urbano, e Venâncio Ferreira criaram o equipamento para que a análise dos grãos possa ser realizada através de um imageamento digital e não mais a olho nú, visto que foram verificadas limitações nesse tipo de análise.

A invenção tem por objetivo produzir um modelo de equipamento para produção de imagens digitais de grãos de arroz parboilizados, quando iluminados por luz polarizada. Será útil para empresas de comercialização de arroz parboilizado e laboratórios de avaliação de produtos alimentícios.

As duas primeiras patentes concedidas, através dos serviços do escritório de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec), foram em 2016 e 2017. Em 2019, a UEL ganhou o domínio de mais 3 patentes.

Assessoria de imprensa – Maria Caroline Monteiro

Fonte: AINTEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LOGIN
L