Paiol Digital debate a felicidade e inspira com sucesso de startups curitibanas

Edição 2º Temporada – Episódio V do Paiol Digital no Teatro do Paiol. Na imagem palestrantes: Lucas Ceschin, co fundador do James Delivery, Cris, Aline Voss, desenvolvedora de negócios da Bosch, Gustavo Arns, fundador do Centro de estudos da felicidade e Henrique Costa, co- fundador da Ha Tecno – Curitiba, 30/10/2019 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

Humildade, união, resiliência e transparência. Para Lucas Ceschin, um dos fundadores da startup curitibana James Delivery, estes são os valores que toda empresa precisa ter para crescer em uma economia cada vez mais competitiva.

“Se uma empresa não tem estes valores não vai conseguir escalar e conquistar novos mercados”, argumentou o executivo, que participou nesta terça-feira (29/10) da edição de outubro do Paiol Digital, no Teatro do Paiol.

Ceschin narrou, em palestra, como o James Delivery surgiu, em 2016. A ideia de quatro amigos se transformou na empresa nº 1 em entregas rápidas por aplicativo do país e acabou sendo vendida para o Grupo Pão de Açúcar dois anos depois.

“Nós estávamos estudando na Universidade de Berkeley (EUA) e, ao preparar um jantar, demos por falta de sal e pimenta. Nesse momento, pensamos que seria prático se pudéssemos contratar alguém para comprar os itens e trazer para nós. A partir daí, começamos a modelar a plataforma”, recordou ele, que criou a startup ao lado de Eduardo Petrelli, Ivo Roveda e Juliano Hauer.

Todos os jovens empreendedores continuam na direção do James Delivery, que começou em Curitiba e Balneário Camboriú e já chegou a dez cidades brasileiras, após a aquisição pelo Pão de Açúcar.

“De uma equipe de 13 pessoas passamos para 350 colaboradores e todos sabem que não podemos perder nosso diferencial, que é o contato pessoal com os clientes”, reforçou Ceschin.

Felicidade

Na palestra Ciência da Felicidade, Gustavo Arns, fundador do Centro de Estudos da Felicidade e idealizador do Congresso Internacional de Felicidade, alertou o público do Paiol Digital sobre a importância de as empresas se preocuparem com a saúde emocional e psicológica de seus colaboradores.

A edição de outubro do Paiol Digital também teve a participação de Henrique Costa, sócio-fundador da HA Tecno, startup da capital instalada no Worktiba do Parque Barigui e que acaba de receber um aporte de R$ 1,2 milhão para desenvolver um revolucionário scanner biométrico capaz de detectar fraudes em impressões digitais.

Já Aline Voos, desenvolvedora de Negócios da Bosch, dividiu com o público a visão da companhia alemã sobre inovação. Durante a palestra A era do consumidor, ela explicou que a empresa, que tem uma fábrica de componentes para motores a diesel em Curitiba, vem apostando em rodadas de criação e maior conexão com o mercado para antecipar as necessidades dos clientes.

Além das palestras, o Paiol Digital teve a apresentação de blues de Lucian Satan. O evento, que tem apoio da Fundação Cultural de Curitiba, foi aberto por Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, organizadora do fórum.

Edição 2º Temporada – Episódio V do Paiol Digital no Teatro do Paiol – Curitiba, 30/10/2019 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba