fbpx

Processo para Produção de Ciclodextrinas em Bateladas Sequenciadas

Processo para Produção de Ciclodextrinas em Bateladas Sequenciadas
 
Biotecnologia
 
Patente de invenção
 
Parcialmente desenvolvido (poderá ser levado ao mercado com um investimento razoável)
 
Pedido depositado
 
BR 10 2015 017006-8
 
14/07/2015
 
Química, Metalurgia; Operações de processamento, Transporte
 
Graciette Matioli 
Vanderson Carvalho Fenelon
 
Ciclodextrinas são moléculas cíclicas, formadas por unidades de glicose, capazes de complexar diversas substâncias e promover sua estabilização, solubilização e proteção. Desta forma, esse invento tem por finalidade aumentar o rendimento da produção de ciclodextrinas e a seletividade por meio de enzima proveniente de microrganismo isolado de solo. Para isso, utiliza-se um sistema de ultrafiltração para a separação das ciclodextrinas, impedindo que atuem como produtos inibitórios. Ao mesmo tempo, a recuperação da enzima permite sua reutilização e melhor aproveitamento por meio de bateladas sequenciadas.
 
A tecnologia proposta poderá ser aplicada na indústria para a conversão do amido (matéria-prima de baixo custo e com grande disponibilidade no Brasil) em ciclodextrinas. As ciclodextrinas, por sua vez, são de grande interesse industrial e têm alto valor agregado, com vasta aplicação nas áreas farmacêutica, alimentícia, cosmética, têxtil, química, entre outras.
 
Não existe produção de ciclodextrinas no Brasil, o que restringe a sua utilização. A produção em larga escala contribuirá para redução dos custos da molécula, possibilitando o aumento de sua aplicação nas indústrias brasileiras e até mesmo a sua exportação. 
O processo apresentado para produção de ciclodextrinas em batelada sequenciada e ultrafiltração é simples e dispensa reatores sofisticados. 
O diferencial do presente invento é caracterizado pela combinação de condições que maximizam o rendimento e a produtividade de ciclodextrinas, tais como, modo operacional, composição do meio, presença de etanol, ajuste da temporização da batelada, separação das ciclodextrinas por ultrafiltração,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LOGIN
L