fbpx

Produção de Ciclodextrinas para Estabilizar, Solubilizar e Proteger um Amplo Espectro de Substâncias

Produção de Ciclodextrinas para Estabilizar, Solubilizar e Proteger um Amplo Espectro de Substâncias
 
Biotecnologia
 
Patente de invenção
 
Pedido depositado
 
PI 1004766-2
 
05/11/2010
 
Graciette Matioli, Cristiane Moriwaki, Rúbia Pazzetto, Tieles Carina de Oliveira Delani
 
Ciclodextrinas são moléculas cíclicas, obtidas da degradação do amido e capazes de formar complexo com várias substâncias. O objetivo é obter ciclodextrinas a partir de enzima produzida por micro-organismos isolados de solo brasileiro e imobilizados em suportes, como esponjas vegetal e sintética. Essas moléculas são responsáveis pela estabilidade de substâncias ativas frente à hidrólise, à oxidação, ao calor e à luz, pelo aumento da solubilidade e biodisponibilidade, pela diminuição de efeitos adversos como volatilização e fotodecomposição, pela redução da ação irritante sobre a mucosa, pela conversão de substâncias voláteis e líquidas em formulações sólidas e, também, podem ser utilizadas para mascarar sabores desagradáveis em formulações.
 
• Nas áres de biotecnologia e agricultura, na indústria farmacêutica, como por exemplo, na solubilização do Piroxican, Nimesulida. 
• Na indústria de alimentos, como por exemplo, na redução do colesterol do ovo e da manteiga e na estabilização e solubilização de corantes naturais. 
• Na indústria de cosméticos, como por exemplo, na estabilização do filtro solar, cremes e perfumes e sua menor absorção através da pele. 
• Na indústria química e na indústria têxtil.
 
A enzima é obtida por meio de micro-organismos isolados em solo brasileiro, imobilizados nos diferentes suportes (esponjas), cultivados em meio reacional na presença do amido para produção das ciclodextrinas.
aa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LOGIN
L