Projetos inovadores vão atender desafios de saúde e segurança nas empresas

Biossensores, aplicativos, nanotecnologia, big data, sistemas inteligentes, realidade virtual. Os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes nas empresas e têm muito a contribuir para a melhoria da saúde e segurança dos trabalhadores, promovendo um aumento na produtividade e competitividade.

Para apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas aos desafios da indústria na área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, lançou o Edital Sesi Tech. Serão investidos R$ 10 milhões em projetos inovadores, que serão executados com o suporte da rede de Institutos Senai de Tecnologia e Inovação.

A primeira fase do edital teve mais de 160 empresas inscritas e 135 propostas pré-selecionadas. “Esta é uma oportunidade para indústrias e startups colocarem em prática soluções que possam proteger os trabalhadores e permitir uma qualidade de vida melhor para todos. Já para as empresas, é sinônimo de maior e melhor produtividade”, explica o gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, Fabricio Lopes.

A boa adesão ao edital é um sinal do avanço da inovação e da tecnologia no Paraná e da crescente preocupação com a prevenção e solução de problemas relacionados à SST. “Recebemos projetos de todos os portes de indústrias e startups do estado como um todo, com ideias de soluções para problemas que são comuns a vários segmentos. A preocupação com a segurança e saúde dos trabalhadores está visível em nosso empresariado”, comemora Rosângela Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde para Indústria do Sistema Fiep.

No dia 10 de junho serão divulgados os projetos habilitados, para os quais as empresas deverão apresentar um plano de desenvolvimento até 30 de junho. A expectativa é positiva: “São ótimos projetos e a nossa meta é conseguir replicar as ideias, reduzindo riscos no processo industrial de maneira ampla”, conta Rosângela.

As empresas pré-selecionadas e os próximos passos do Edital Sesi Tech podem ser acessados aqui: www.sesipr.org.br/editaldeinovacao.

Fonte: Agencia Fiep