fbpx

Sonda para Monitoramento Iônico da Solução do Solo

Sonda para Monitoramento Iônico da Solução do Solo
 
Meio Ambiente e Ecologia
 
Patente de invenção
 
Pedido depositado
 
PI 0602031-3
 
19/05/2006
 
Física
 
Omar Cléo Neves Pereira, Altair Bertonha
 
Equipamento capaz de determinar instantaneamente a atividade e a concentração iônica da solução do solo de maneira pontual ao longo do perfil. Constituído por uma câmara fechada de paredes de 
cerâmica porosa com uma célula eletrolítica e um sensor de temperatura no seu interior, é capaz de determinar a concentração de íons na solução do solo com forças iônicas menores que 0,1. Assim, pode-se avaliar como águas residuárias, aplicadas na forma de irrigação em solos cultivados que se deslocam ao longo do perfil do solo.
 
• No monitoramento do movimento de águas residuárias de origem vegetal e no movimento de íons aplicados, via adubação, ou de moléculas orgânicas com cargas elétricas, como pesticidas. 
• No monitoramento específico de certos íons ou moléculas, possibilitando a troca dos eletrodos de ouro por outros que identifiquem e quantifiquem a presença destes. Em todos os casos, a calibração da sonda torna-se necessária para adequação das novas condições de uso.
 
• Determina a atividade iônica da solução do solo em qualquer ponto do perfil sem a destruição da unidade experimental e em tempo real. 
• Permite o manejo de águas residuárias sem prejuízo ao meio ambiente e o uso racional de fertilizantes e pesticidas na agricultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LOGIN
L