Startup do Worktiba Barigui participa de evento promovido pelo Papa Francisco

Prefeito Rafael Greca recebe Daniel Isfer Zardo. Curitiba, 12/02/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A startup curitibana Abis Educação Empreendedora, que atua no Worktiba, o coworking público do Parque Barigui, foi uma das selecionadas pelo Vaticano para participar do The Ecomony of Francesco (A economia de Francisco), evento convocado pelo Papa Francisco, que reunirá em Assis, na Itália, jovens empreendedores, lideranças globais e economistas para debaterem e contribuírem com a criação de uma economia justa, sustentável e inclusiva. O encontro acontecerá de 26 a 28 de março e terá uma etapa preparatória nos dias 24 e 25 do mesmo mês.

A startup curitibana será representada pelo empreendedor social Daniel Isfer Zardo que, na tarde desta quarta-feira (12/2), esteve reunido com o prefeito Rafael Greca, para apresentar o projeto que levará ao evento.

A Abis é uma organização social que desenvolve um programa para estimular a formação de crianças protagonistas e empreendedoras sociais. Daniel apresentou resultados do projeto Endurance, proposta educacional que desenvolve competências e habilidades para a vida em crianças de 5 a 11 anos.

“Ao desenvolver uma startup, que se hospedou no nosso Worktiba, e ao criar um processo de mudança pedagógico de educação, já aplicado com curitibinhas, e ao ter sido selecionado pelo Vaticano para participar do evento internacional, o Daniel se torna orgulho de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca.

O prefeito conheceu os detalhes do projeto e da experiência de Daniel Zardo no coworking público. “A presença do Daniel com o seu projeto de economia criativa no encontro que o Papa Francisco fará é a afirmação de que nós estamos no caminho certo quando propusemos a inovação como estratégia de desenvolvimento social”, reforçou Greca.

Zardo agradeceu o apoio do município e destacou a importância do programa Vale do Pinhão, que insere as empresas iniciantes no ecossistema de inovação da cidade. “Tem sido um apoio imprescindível, com a estrutura necessária para desenvolvermos nossos projetos”, disse Zardo.

Sobre o evento

Milhares de jovens de mais de 100 países participarão do The Ecomony of Francesco. Os países com maior número de inscritos são Itália, EUA, Argentina, Espanha, Portugal, França, México, Alemanha, Grã-Bretanha e Brasil.

No evento oficial, participarão personalidades como o empreendedor social de Bangladesh, banqueiro, economista, Muhammad Yunus, que foi Prêmio Nobel da Paz em 2006 e Amartya Sem, economista e filósofo indiano, Prêmio Nobel de Economia 1998.

Doze temas serão abordados no evento, organizados em aldeias temáticas para discussão dos trabalhos dos participantes sobre grandes assuntos e questões apresentados pela economia de hoje e de amanhã: trabalho e cuidado; gestão e dom; finança e humanidade; agricultura e justiça; energia e pobreza; lucro e vocação; políticas para a felicidade; CO2 da desigualdade; negócios e paz; economia e mulher; empresas em transição; vida e estilos de vida.

Participaram do encontro realizado no gabinete do prefeito a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, a secretária municipal da Comunicação Social, Mônica Santanna, a assessora do gabinete do prefeito, Cynthia Maia Batista, o presidente do Imap, Alexandre Matschinske, e a presidente a Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento,  Cris Alessi.

Fonte: Prefeitura municipal de Curitiba