fbpx

Treinamentos on-line: agenda de 2020 terá início em 9 de março

alt_text

Desde 2016, a comunidade acadêmica brasileira tem uma forma rápida e prática de se aprofundar no uso de recursos e ferramentas oferecidos pelo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): a capacitação on-line. Os treinamentos são gratuitos e abertos a todos os interessados.

O ano de 2019 contabilizou 549 treinamentos ofertados, distribuídos em 40 semanas de curso e alcançando todas as áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra (55 turmas), Ciências Biológicas (52 turmas), Engenharias (55 turmas), Ciências da Saúde (52 turmas), Ciências Agrárias (56 turmas), Ciências Sociais Aplicadas (69 turmas), Ciências Humanas (70 turmas), Linguística, Letras e Artes (70 turmas) e Multidisciplinar (70 turmas). Nesse período, quase 7.800 usuários foram capacitados.

A capacitação on-line é voltada para acadêmicos e profissionais que desejam conhecer o Portal de Periódicos e as bases específicas do conhecimento, estimulando o interesse em pesquisas e promovendo a divulgação do acervo, o contato com a interface do Portal e o aumento da utilização do conteúdo.

“O treinamento do Portal é extremamente importante para um melhor conhecimento dos mecanismos de buscas que otimizam as pesquisas. O que mais apreciei foram as aulas referentes a bases de dados específicas. Havia bases que não utilizava porque não conhecia e, com o treinamento, passei a usufruir”, avalia Eliene Pereira da Costa, que fez seu mestrado em Saúde Pública na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O pesquisador da área de Farmacologia David Edgard Pietro, da Universidade Federal do Ceará (UFC), concorda: “sou usuário assíduo do Portal de Periódicos e posso afirmar que o treinamento é fundamental para entender as funcionalidades e o conteúdo disponibilizado. O fato de ser on-line e ter ampla oferta de dias e horários é um dos pontos mais importantes”.

A tecnologia utilizada pela CAPES para ministrar os treinamentos on-line é o Mconf – serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Usualmente, a capacitação ocorre de segunda-feira a sábado, em horários variados. Cada sessão tem duração de aproximadamente três horas.

O cronograma de 2019 será encerrado no dia 14 de dezembro. Em 2020 haverá nova agenda disponível para as mais de 400 instituições que participam do Portal de Periódicos da CAPES, com início em 9 de março. A programação será divulgada por meio dos canais de comunicação do Portal e no link de Treinamentos.

Fonte: Portal de Periódicos da CAPES

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LOGIN
L