fbpx

UFPR é Contemplada com Edital de Fomento à Inovação

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi uma das contempladas na Chamada Pública 27/2018 –“Programa de Iniciação ao Empreendedorismo” da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Programa de incentivo à inovação UFPR, projeto aprovado, é coordenado pelo professor Cleverson Renan da Cunha e tem o objetivo de incentivar a geração de soluções inovadoras que possam exercer impacto positivo na sociedade e contribuir para o desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos de graduação e pós graduação.

A ideia é que as atividades envolvam toda a comunidade acadêmica: os alunos participarão de oficinas, mentorias e terão contato com os empreendedores; professores e servidores técnicos atuarão como mentores e instrutores, prestando auxílio aos estudantes.

De acordo com Cunha, o projeto contemplará oficinas práticas para a geração de ideias e modelagem de negócios nos diversos campi da UFPR. “Os melhores projetos serão selecionados por uma comissão especialmente escolhida para esse propósito. Esses projetos serão acompanhados por mentores da universidade e por profissionais do mercado, para que possam ser aperfeiçoados”, explica.

Após o período inicial de criação, modelagem e mentoria, os participantes poderão receber bolsas de iniciação tecnológica e investimentos de até cinco mil reais. As iniciativas que tiverem seu “produto minimamente viável” (MVP na sigla em inglês) validados serão encaminhadas para os programas de pré-incubação ou incubação da Agência de Inovação, de acordo com o nível de maturidade do negócio.

“Como resultado, esperamos a promoção do comportamento empreendedor nos alunos de graduação e pós-graduação; a geração de renda e de novas oportunidades de trabalho, a partir da introdução de novos negócios no mercado; a transformação de pesquisas e trabalhos de conclusão de curso em novos negócios de alto impacto; o desenvolvimento de novas tecnologias; e a consolidação da cultura do empreendedorismo e inovação na UFPR”, comenta o coordenador.

O programa receberá um fomento de 63 mil reais divididos em quatro bolsas de cinco mil reais para quatro projetos e 24 bolsas para os alunos de graduação. Os recursos serão liberados em março de 2020, quando as atividades terão início no recém-inaugurado HUB de Inovação UFPR e em outros ambientes de inovação, incluindo Setor Litoral, Setor Palotina e Campus Avançado de Jandaia do Sul.

Iniciação ao Empreendedorismo

A Chamada Pública destina-se à concessão de fomento ao empreendedorismo por meio do apoio a propostas institucionais voltadas à educação empreendedora e à elaboração de projetos de empreendimentos de alunos de graduação e pós-graduação que tenham ênfase no desenvolvimento de negócios oriundos de trabalhos acadêmicos.

Ao final do programa, espera-se incrementar o desenvolvimento da cultura empreendedora na instituição e que algumas das iniciativas possam apresentar alto grau de inovação e potencial de escalabilidade, revelando o perfil empreendedor dos estudantes envolvidos. Neste caso, os participantes do programa poderão ensejar a continuidade e o amadurecimento do projeto com a finalidade de transformá-lo em um negócio de alto impacto.

Por: Agência de inovação UFPR

(Fonte: Sucom UFPR).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LOGIN
L